Resumen
O presente estudo tem como temática, A liderança como ferramenta para um professor de qualidade. Esta revisão de literatura objetiva analisar, discutir e apresentar a importância da Liderança, frente à prática do trabalho da docência nos dias atuais, com a finalidade de contribuir como fonte de informação sobre o tema exposto em problemáticas futuras. Desse modo, sobrepõe-se que o estudo poderá contribuir satisfatoriamente para demonstrar que há necessidade de professores líderes nas instituições de ensino, pois um docente preparado deve ser um líder, e o mesmo deve possuir como um de seus instrumentos de trabalho, o poder de motivar seus alunos, devendo transformar-se em uma pessoa que promove e impulsiona diversas ações e atividades. A liderança é um item essencial para a execução de atividades, ela é um fator transformador, que move o ambiente institucional, resulta em um maior envolvimento e comprometimento da equipe, para desenvolver suas atividades e alcançar metas, torna a equipe mais produtiva, trazendo eficácia nas suas atividades. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão da literatura, acerca da importância da Liderança, realizada por meio do levantamento de material publicado nas bases de dados eletrônicas, onde foi realizada a leitura cuidadosa do material selecionado, extraindo conceitos abordados e de acordo com o objetivo de estudo. Os dados selecionados foram analisados, tendo como foco a solução do objetivo alvo da pesquisa, tendo em vista a discussão futura do tema em etapa de discussão e avaliação.