Resumen
O artigo comenta a importância da educação a distância como ferramenta para o compartilhamento do conhecimento nas comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, principalmente nas escolas das comunidades do baixo amazonas, tendo como exemplo concreto, a experiência numa comunidade ribeirinha, no Instituto Educacional Amapá / Pará - IEAP, unidade educacional essa, inserida em uma realidade amazônica. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa de campo no Instituto Educacional Amapá / Pará – IEAP, realizada através de entrevistas, com questionários previamente elaborados, com pareceres dos alunos e professores sobre a temática em questão. Os resultados foram tabulados e apresentados na forma de gráficos. O foco dessa pesquisa foi de comentar as várias experiências no campo da tecnologia já implantadas no Brasil, mais especificamente no ramo da educação, já que atualmente, as condições de usarmos esse campo de comunicação a serviço da ampliação da educação são uma realidade. Assim sendo, o Laboratório de Informática educacional – LIED pode ser usado como suporte para a educação á distancia, pois com a tecnologia EAD, o aluno tem, nas regiões mais distantes do Brasil, condições de acessar as mesmas fontes de conhecimento disponíveis nas instituições de educação dos centros urbanos. A tecnologia EAD está verdadeiramente democratizando a educação no Brasil, visto que nessa unidade educacional da região ribeirinha da Amazônia, possibilitou a chegada do conhecimento aos alunos das distantes regiões ribeirinhas da Amazônia Brasileira.