Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Arial ou Times New Roman de 11 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento, na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Científica EDUCANDI & CIVITAS publica semestralmente artigos científicos nas áreas da saúde, humanas, exatas, jurídicas e agropecuárias. Os artigos recebidos são encaminhados a três revisores (pareceristas) das áreas de conhecimento às quais pertence o estudo, para avaliação pelos pares (peer review). Os editores coordenam as informações entre os autores e revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor.

 

Todos os artigos devem ser inéditos e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. É obrigatório anexar uma declaração assinada por todos os autores quanto à exclusividade do artigo, na qual constará endereço completo, telefone e e-mail. Na carta de pedido de publicação é obrigatório transferir os direitos autorais para a Revista Científica EDUCANDI & CIVITAS. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. A Revista Científica EDUCANDI & CIVITAS está alinhada com as normas de qualificação de manuscritos estabelecidas pela OMS e International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), disponíveis em <http://www.who.int/ictrp/en/> e <http://www.icmje.org/faq.pdf>, respectivamente.

Somente serão aceitos os artigos, ensaios e trabalhos contendo resultados de estudos humanos e/ou animais, se estiverem de acordo com os princípios de ética utilizados na investigação (enviar cópia do parecer do comitê de ética). Esses trabalhos devem, obrigatoriamente, incluir a afirmação de ter sido o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê de ética institucional (reporte-se à Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos). Para experimentos com animais, considere as diretrizes internacionais Pain, publicadas em: PAIN, 16: 109-110, 1983.

 

Os pacientes têm direito à privacidade, o qual não pode ser infringido sem consentimento esclarecido. Na utilização de imagens, as pessoas/pacientes não podem ser identificáveis ou as fotografias devem estar acompanhadas de permissão específica por escrito, permitindo seu uso e divulgação. O uso de máscaras oculares não é considerado proteção adequada para o anonimato. É imprescindível o envio da declaração de responsabilidade de conflitos de interesse, manifestando a não existência de eventuais conflitos de interesse que possam interferir no resultado da pesquisa.

 

A Revista adota o sistema de identificação de plagiarismo, e não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

  1. Apresentação dos originais: Os originais deverão ser digitados em redator de texto apropriado com espaço 1.5, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11. Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF. Os Artigos Originais devem conter no máximo 30.000 caracteres sem espaço, incluindo recursos gráficos e referências.

Relatos sobre Projetos e Experiências, Estudo de Caso, Artigo de atualização, Ponto de Vista e Revisão devem conter no máximo 21.300 caracteres sem espaço, incluindo recursos gráficos e referências.

 

Para pesquisas realizadas com seres humanos é OBRIGATÓRIO anexar, em documentos suplementares, o comprovante de aprovação no COMITÊ de ÉTICA.

A REVISTA RESPEITA A RESOLUÇÃO CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

 

Os artigos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. Os textos em português e espanhol devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em inglês. Os em inglês devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em português.

Além disso, os artigos em inglês de autores nacionais devem ser apresentados nas duas versões: inglês e português. No caso de aprovação, ambas serão publicadas.

 

  1. Página de rosto: Deve constar: título do trabalho em português e versão em inglês; nome completo dos autores e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados; referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto; referência à apresentação do trabalho em eventos, indicando nome do evento, local e data de realização; endereço para correspondência.
  2. Resumo/abstract: Os trabalhos devem apresentar dois resumos, um em português e outro em inglês, com no máximo 1.200 caracteres (incluindo descritores/key words), em um único parágrafo e deve explicitar o objeto, objetivos, procedimentos metodológicos, abordagem teórica e resultados do estudo e/ou principais conclusões. Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords, que melhor descrevam o conteúdo do trabalho. Consultar "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS) parte da metodologia LILACS-Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).
  3. Elementos gráficos: Devem ser anexados ao final do texto e em arquivo à parte, em documentos suplementares, nomeados de acordo com a referência no texto. O trabalho deve conter no máximo cinco elementos gráficos (figura, tabela, gráfico e diagramas), não sendo permitido aglutinar mais de um elemento gráfico sob um mesmo título. O título deve constar na parte superior da tabela. Evitar o uso de linhas verticais e inclinadas.
  4. Estrutura do texto: O caráter interdisciplinar da publicação permitiu estabelecer um formato mais flexível quanto à estrutura dos trabalhos, sem comprometer o conteúdo. A publicação sugere que os trabalhos de investigação científica devem ser organizados mediante a estrutura formal:
  • Introdução: deve contemplar a apresentação e/ou justificativa do trabalho, seu objetivo, sua relação com outras publicações, esclarecendo o estado atual em que se encontra o objeto investigado e/ou apresentando a base teórica adotada;
  • Procedimentos Metodológicos: incluem a descrição dos procedimentos empreendidos para o desenvolvimento do trabalho, a caracterização do contexto da pesquisa e/ou da população estudada, o período de realização, o referencial teórico e/ou as técnicas escolhidas para a análise de dados e/ou discussão do tema proposto.
  • Resultados: exposição objetiva do que foi observado em relação aos objetivos propostos, pode ser apoiado em gráficos e tabelas.
  • Discussão: apresentação dos dados obtidos e resultados alcançados, estabelecendo compatibilidade ou não com resultados anteriores de outros autores e/ou dialogando com o referencial teórico adotado.
  • Conclusões: são as considerações fundamentadas nos Resultados e Discussão. Não é necessário que os textos sejam subdivididos em seções, mas é importante que sua estruturação contemple esses aspectos.
  • Referências: organizadas em ordem alfabética ou por ordem de aparecimento no texto (nesse caso deverão ser numeradas em ordem crescente: 1, 2, 3,...), iniciando pelo último sobrenome do primeiro autor; todos os autores do trabalho devem ser citados; os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme “List of Jounals Indexed in Index Medicus”. A Revista sugere que sejam utilizadas até 25 referências. URLs para as referências e DOI dos artigos devem ser informados, quando possível.

Para elaboração das referências, observar as recomendações da ABNT (2022).

 

CHECK LIST PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

  1. Número de Caracteres

 

  • Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF.
  • Artigos Originais: os trabalhos não devem ultrapassar 30.000 caracteres (sem espaço), incluindo recursos gráficos e referências.
  • Artigos de Revisão e Relatos de Experiência: os trabalhos não devem ultrapassar 21.300 caracteres (sem espaço), incluindo recursos gráficos e referências.
  • Resumos: Português e Inglês 1.200 caracteres (sem espaço) incluindo Palavras-chave e Keywords.
  • Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords.
  1. Autores: Cadastrar todos os autores no Portal da Revista no link do seu artigo.
  2. Página de rosto: deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo de seu artigo):
    • Título em Português;
    • Título em Inglês;
    • Nome completo dos autores e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados;
    • Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto;

 

  • Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização);
  • Endereço para correspondência do autor principal;
  • E-mail de todos os autores.

 

  1. Elementos gráficos:

 

  • Até cinco (podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas), com seus respectivos títulos e legendas.
  • Não é permitido compilar dois ou mais recursos gráficos e contabilizá-los como um único.
  • Devem vir ao final do texto e anexados separadamente em documentos suplementares.

 

  1. Referências e Citações no texto:

 

  • Para citações no texto observar as normas da revista, pelo sobrenome do primeiro autor ou por ordem numérica, de acordo com o aparecimento no texto.
  • Para elaboração das Referências, observar as recomendações das Normas de Vancouver ou das Normas da ABNT (2022), conforme diretrizes de autores, disponíveis no site da revista.
  • A Revista sugere que sejam utilizadas até 25 referências.
  • URLs para as referências e DOI dos artigos deverão ser informados, quando possível.

 

  1. Anexar no site (em documentos suplementares):

 

  • Declarações de cessão integral dos direitos autorais à Revista Educandi & Civitas da FACMED e de responsabilidade de conflitos de interesse e de autoria do conteúdo do artigo (conforme modelo disponível no item DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL), assinadas por TODOS os autores;
  • Comprovante de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição (Parecer consubstanciado do CEP obtido no site da Plataforma Brasil).

Os artigos que não atenderem, em um prazo máximo de seis meses, às solicitações de complementação da documentação de check list solicitada, serão automaticamente arquivados.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.