Resumen
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a introdução das atividades lúdicas no ensino da matemática, como uma proposta de ensino. Ao realizar este trabalho, observou-se que o desafio de ensinar matemática não é fácil, pois logo se observa o desinteresse de alguns alunos pela disciplina. Sabese que as atividades com jogos são recursos fundamentais para que os alunos passem a entender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, na apropriação dos diferentes conteúdos, superando a utilização das cansativas listas de exercício de fixação, cujo objetivo é a memorização de fórmulas de dados. Assim, foi realizada uma análise da bibliografia sobre o assunto, na tentativa de introduzir atividades lúdicas no ensino da matemática, como uma proposta de ensino. Os resultados constataram que o uso das atividades lúdicas no ensino da matemática, quando convenientemente planejadas e orientadas, torna-se uma alternativa prazerosa, desafiadora e mais atrativa para o processo de ensino-aprendizagem da matemática, contribuindo para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo necessário planejamento na disseminação da metodologia de jogos para construção do saber matemático nos diferentes níveis escolares.